Sabe aquele chinelo de borracha que não deforma, não tem cheiro e não solta as tiras? Pois então...
Saindo da campanha publicitária com o garoto propaganda Chico Anysio, de 1967, chegamos ao mais conhecido slogan brasileiro: "Havaianas, As legítimas." Foi um boom na marca e esta, sem questionamento, é reconhecidíssima (mundialmente)!
Se antes, quando ainda era um calçado como outro qualquer, o público via o produto como aquele que todo mundo podia ter, de um tempo para cá, mesmo com o reposicionamento, todos continuam podendo ter, mas agora, todo mundo tem uma HAVAIANA e não um chinelo de borracha. Aliás, quem lembra que as havaianas são feitas de borracha?
O fato dela ter sido reformulada não excluiu a ideia de que é um produto destinado a toda a população. Suas propagandas e seu posicionamento é voltado para todos. É visível a simplicidade das propagandas; são situações que qualquer pessoa já passou e falou. É dito aquilo que está na boca do povo, o que ele pensa. Um exemplo claro disso é a propaganda com a Fernanda Vasconcellos que mostra um ambiente tipicamente brasileiro, com estereótipos claramente definidos da posição feminina e masculina que foram construídos pela publicidade brasileira - que aliás, "há todo um trabalho no sentido de retomar aqueles estereótipos tidos como mais “populares” tendo em vista a necessidade de utilizar referências partilhadas por um público o mais extenso possível"(Lysardo-Dias, 2007). - As havaianas utilizam desses estereótipos populares pelo fato de atenderem a todos.
Vejamos a propaganda.
Saindo da campanha publicitária com o garoto propaganda Chico Anysio, de 1967, chegamos ao mais conhecido slogan brasileiro: "Havaianas, As legítimas." Foi um boom na marca e esta, sem questionamento, é reconhecidíssima (mundialmente)!
Se antes, quando ainda era um calçado como outro qualquer, o público via o produto como aquele que todo mundo podia ter, de um tempo para cá, mesmo com o reposicionamento, todos continuam podendo ter, mas agora, todo mundo tem uma HAVAIANA e não um chinelo de borracha. Aliás, quem lembra que as havaianas são feitas de borracha?
O fato dela ter sido reformulada não excluiu a ideia de que é um produto destinado a toda a população. Suas propagandas e seu posicionamento é voltado para todos. É visível a simplicidade das propagandas; são situações que qualquer pessoa já passou e falou. É dito aquilo que está na boca do povo, o que ele pensa. Um exemplo claro disso é a propaganda com a Fernanda Vasconcellos que mostra um ambiente tipicamente brasileiro, com estereótipos claramente definidos da posição feminina e masculina que foram construídos pela publicidade brasileira - que aliás, "há todo um trabalho no sentido de retomar aqueles estereótipos tidos como mais “populares” tendo em vista a necessidade de utilizar referências partilhadas por um público o mais extenso possível"(Lysardo-Dias, 2007). - As havaianas utilizam desses estereótipos populares pelo fato de atenderem a todos.
Vejamos a propaganda.
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