quinta-feira, 24 de março de 2011

AME

A nova campanha da Bombril "Associação das Mulheres Evoluídas", deu no que falar.
Ao vermos na TV as novas propagandas da empresa, nos assustamos com a forma do posicionamento que está voltado para mulheres donas de casa. Mas, hoje em dia não existem só donAS de casa, como também maridos, gays, pessoas solteiras, que fazem os serviços domésticos.
Por isso, o estranhamento. O fato de querer mostrar que o produto acompanha a evolução feminina, nos leva a crer que o mesmo é destinado somente ao público feminino e não àquelas pessoas que cuidam de casa.
A campanha não se resume somente nos comerciais de TV. O site está com o design todo na cor branca e vermelha, remetendo à mulher. Existe um bombardeio de informação defendendo que a mulher evoluiu e o homem deve ajudar nos serviços de casa. Não são só as mulheres que são donas de casa! Por mais que a história mostre que o papel feminino sempre foi de cuidar do lar, há bastante tempo esse papel tem mudado e uma prova disso é Dilma Rousseff (provavelmente inspiração para campanha, de acordo com a fala de Carlos Moreno no site) no poder do país. Essa conquista não foi concebida de uma hora para outra, não é mesmo? Aí está a contradição. A campanha mostra o quanto a mulher cresceu, mas aplica o mesmo estereótipo de que ela ainda faz o papel de dona de casa e agora deve mudar essa situação, "adestrando" seu marido. Não existem só casais heterossexuais e não são todas as pessoas que são casadas!

Relevando um pouco essa questão, outro fator importante para destaque é a interatividade da marca com as consumidoras (que, insistindo, não deveria ter distinção).
No site não existe texto. Ele está super divertido, com vídeos interativos, calendário fotográfico (para mulheres), criação de produtos de "adestramento" e o que mais me chamou atenção, o SACh, Serviço de Atendimento a Consumidoras de homens, onde as mulheres podem fazer reclamações e desabafos sobre seus maridos e ainda concorrerem a prêmios.
 Entre estes, existem várias outros elementos de interatividade, que valem a pena ser conferidos:

http://www.mulheresevoluidas.com.br/

 Por fim, as ferramentas da campanha são ótimas, mas, no meu ponto de vista, a Bombril quis tornar paralelo o desenvolvimento de seus produtos com as mulheres, sem lembrar que os produtos não são utilizados só pelas donAS de casa.

Abaixo um vídeo que ilustra minha ideia:


domingo, 20 de março de 2011

Apelo emocional

 É impossível imaginar uma propaganda com movimento lentos, música dramática no fundo, rostos de personagens decepcionados e magoados e não lembrar uma mulher!
Mas, a Heineken não só imaginou como também fez uma propaganda assim.
Cervejas normalmente tem apelo erótico em suas campanhas, mostrando os prazeres da vida, a sensualidade; mas o posicionamento consolidado da Heineken vai além de nossas expectativas e mostra um lado masculino mais frágil, sensível e apaixonado. Este é tão aflorado na propaganda que chega a ser cômico, tornando-a um entretenimento. A mulher, no comercial, é apenas um detalhe e a cerveja é o fator principal na vida daquele homem.
A "Oooops!!" mostra que seu público é fiel ao tradicional produto, com estereótipo super definido com o predomínio do homem apaixonado por futebol e por uma boa cerveja. E assim como elas sofrem sem um chocolate e um bom filme para ver, eles sofrem com a falta dos seus grandes amores.




Estrelando: Hortifruti


De uns anos para cá, a Hortifruti vem se destacando em suas campanhas publicitárias e isso é notório visto a qualidade de suas peças. As pessoas ficam esperando o próximo anúncio, que sempre fica na boca do povo.
Poderíamos citar inúmeros exemplos que não ficaria cansativo, afinal, as propagandas da empresa estão sendo uma caixinha de surpresa: começando com o slogan "Aqui a natureza é a estrela"; a campanha  faz uma paródia com os filmes mais famosos da atualidade.





"Batatas do Caribe" e "O quiabo veste Prada" são um dos casos. Os anúncios remetem a algo que está em nosso repertório, aquilo que existe a partir de uma experiência nossa (um índice, na semiótica). Como todas as peças trazem filmes conhecidos é fácil para nós decifrarmos aquilo que a mensagem quer passar e esta acaba não tendo que ser complexa ou explicativa para nós entendermos e gostarmos. É sabendo usar um repertório tão popular que se conquista um público. E isso, eles souberam fazer muito bem, de uma forma descontraída e bem humorada.
Sem falar, é claro, nas características visuais presentes em cada uma delas. Cada uma segue seu filme inspirador cuidadosamente. "Piratas do Caribe" com seu típico estilo aventureiro, com cores fortes, escurecidas, com clima de mistério, e a feminilidade com um toque de superioridade e ao mesmo tempo delicadeza de "O Diabo Veste Prada".
Estes são somente os anúncios impressos, existem várias propagandas para TV, também. Veja a "Incrível Rúcula":




Por fim, surge a nova campanha: Recreio.
Um comercial com signo icônico, representação baseada na semelhança, dos comerciais imobiliários. No início, como todas as propagandas do ramo são iguais, não chama tanto nossa atenção, mas depois nos surpreendemos com a hortifruti divulgando seus preço e falando de seu espaço. Utilizaram brilhantemente um estilo de propaganda que mais existe de comum, hoje em dia.




Impossível não se emocionar!


Não é preciso nem falar muito. Foi uma fantástica produção da agência Y&R. A posição da câmera, a música de fundo, as situações em que o cachorro aparece, triste, sozinho; tudo nos leva a uma enorme comoção. O que você sente ao ver essa propaganda?

Seja doador!


A legítima cara brasileira


 Sabe aquele chinelo de borracha que não deforma, não tem cheiro e não solta as tiras? Pois então...
Saindo da campanha publicitária com o garoto propaganda Chico Anysio, de 1967, chegamos ao mais conhecido slogan brasileiro: "Havaianas, As legítimas." Foi um boom na marca e esta, sem questionamento, é reconhecidíssima (mundialmente)!
 Se antes, quando ainda era um calçado como outro qualquer, o público via o produto como aquele que todo mundo podia ter, de um tempo para cá, mesmo com o reposicionamento, todos continuam podendo ter, mas agora, todo mundo tem uma HAVAIANA e não um chinelo de borracha. Aliás, quem lembra que as havaianas são feitas de borracha?
O fato dela ter sido reformulada não excluiu a ideia de que é um produto destinado a toda a população. Suas propagandas e seu posicionamento é voltado para todos. É visível a simplicidade das propagandas; são situações que qualquer pessoa já passou e falou. É dito aquilo que está na boca do povo, o que ele pensa. Um exemplo claro disso é a propaganda com a Fernanda Vasconcellos que mostra um ambiente tipicamente brasileiro, com estereótipos claramente definidos da posição feminina e masculina que foram construídos pela publicidade brasileira - que aliás, "há todo um trabalho no sentido de retomar aqueles estereótipos tidos como mais “populares” tendo em vista a necessidade de utilizar referências partilhadas por um público o mais extenso possível"(Lysardo-Dias, 2007). - As havaianas utilizam desses estereótipos populares pelo fato de atenderem a todos.
Vejamos a propaganda.


As diversas interpretações de uma só imagem


É impressionante como o dito popular "uma imagem diz mais que mil palavras" é verdadeiro. O que é lindo para um, pode representar o ridículo para outro, tudo pelo repertório cultural que cada uma apresenta.
O indivíduo decifra aquele código que está sendo passado de acordo com cada costume, religião, círculo de amizade ou política social, entre vários outros fatores que influenciam.
A propaganda tem o poder e a magia de passar todos os sentimentos possíveis para uma pessoa. É claro que atualmente, com o meio publicitário transbordando de informações, não são todas que alcançam suas metas, superam as expectativas e marcam a história do público. Porém, muitas ainda têm esse poder de encantar e seduzir as pessoas.
As estratégias de mensagem usadas nas propagandas, a forma de como foi o pensamento para a criação e os signos que cada uma delas representa em cada pessoa é fundamental para o sucesso referido acima.
Neste blog mostrarei alguns exemplos que, no meu ponto de vista, conseguiram atingir não só o seu público alvo como também muitos outros e que merecem destaque.